Prime Experiences
Fenômenos naturais que valem a viagem!
Publicado em 8 de fevereiro de 2024

Um arco-íris que só pode ser visto à noite. Uma cascata que parece incendiada. A batalha eterna entre fogo e água. A natureza capricha e, às vezes, delira, quando inventa uma lagoa ácida fosforescente ou um choque de partículas que libera luzes coloridas no céu – e “detalhe”: 2024 será o ano com a maior chance de visualização da aurora boreal em 20 anos! Há muita singularidade no mundo… deixe-se inspirar por estes incríveis fenômenos naturais, escolhidos pelos experts em viagem da PRIMETOUR!

FENÔMENOS SURPREENDENTES
A lava fervente corre para um inusitado encontro com o mar. Quando o vulcão Kīlauea, o mais ativo do mundo e em erupção desde 1983 (!), se derrama sobre o Oceano Pacífico, é criado um espetáculo de vapor visto no Parque Nacional dos Vulcões, costa sudeste de Big Island, Havaí.

Ainda nos EUA, no vale de Yosemite, uma “cascata de fogo”! A Horsetail Fall corre pela face leste da montanha El Capitan. Do meio ao fim de fevereiro, e apenas quando há condições favoráveis, a “mágica” acontece: seu fluxo de água brilha em laranja néon à contraluz do pôr do sol. A imagem é sensacional! Também em laranja – e em azul, e em verde – a Grand Prismatic Spring, no Parque de Yellowstone, é uma fonte termal que alcança 93°C habitada por bactérias (diferentes tipos para diferentes temperaturas, gerando as diferentes cores).

E que tal conhecer o portal do inferno? Assim chamam a Depressão de Danakil, ao norte da Etiópia. Um apelido que até faz sentido: mais de 100 metros abaixo do nível do mar, o lugar é um dos mais quentes do mundo, com temperaturas de até 50°C. Piscinas e gêiseres compõem a paisagem, e a paleta de cores é inacreditável! Fascinante, e ideal para quem gosta de se aventurar pelos locais menos óbvios do planeta. Prefere algo com um ar mais inocente? Lagoas pink, cor de chiclete: tem na Austrália, no Senegal, na Espanha…

Fenômeno discreto e para poucos, o arco-íris lunar só se forma à noite – e pode ser apreciado aqui mesmo, nas Cataratas do Iguaçu, Brasil (e o Hotel Das Cataratas, A Belmond Hotel organiza tudo para você).

Assistir a um vulcão expelindo chamas azuis de sua cratera, acredite, também é possível, na região oriental da ilha de Java. O efeito que ocorre no Kawah Ijen (spoiler: não é lava) tem a ver com reações químicas: é a luz liberada na combustão de enxofre.

LUZES EXTRAORDINÁRIAS
Já ouviu falar em bioluminescência? É quando micro-organismos são capazes de emitir luz devido a uma reação química envolvendo o composto luciferina e a enzima luciferase.

Uma das mais impactantes atrações naturais da Nova Zelândia fica dentro de uma caverna. Não uma comum, mas “estrelada”’ por dentro. Os pequenos pontos azuis são, na verdade, minúsculas criaturas capazes de produzir intenso brilho, da espécie Arachnocampa Luminosa, encontrada apenas no país. Uma experiência rara!

Maldivas. Japão. Colômbia. Estados Unidos. Tailândia. Porto Rico. País de Gales. Brasil. O magnífico tom néon gerado por microalgas do fitoplâncton presente no mar é tão mais intenso quando maior o movimento nas águas. Portanto, quando for visitar uma praia com bioluminescência, capriche nas braçadas e remadas para maior efeito.

Já a aurora boreal acontece no Canadá e na Escandinávia, no Alasca e na Rússia, na Groenlândia e na Escócia – e até na Austrália, onde ganha o nome de aurora austral. As luzes podem ser explicadas por termos como magnetosfera e partículas ionizadas, mas o que interessa é ter o privilégio de ser arrebatado por elas enquanto pintam o céu… Cientistas da Escandinávia ainda prometem que 2024 será “o ano da aurora boreal”, com a melhor chance de visualização dos últimos 20 anos. Para ficar, sugerimos três hotéis superdiferentes no norte da Europa: ION Adventure Hotel em Reykjavík, Islândia (design contemporâneo!), o ICEHOTEL em Jukkasjärvi, Suécia (acomodações feitas de gelo!) e Kakslauttanen Arctic Resort em Saariselkä, Finlândia (iglus envidraçados!).

Escrito por:
Maurice Padovani
Sócio-Diretor da PRIMETOUR

Fale Conosco
compartilhe esse post: